sábado, 8 de dezembro de 2007

Diretores: Chan-wook Park

Como primeiro post desse blog, gostaria de começar fazendo algo especial. E nada melhor que começar com uma curta biografia seguida pela filmografia deste que para mim é simplesmente o melhor diretor Sul-Coreano!

Com vocês Chan-wook Park e seu legado:

Chan-Wook Park nasceu em 23 de Agosto de 1963 na Coréia do Sul. Formou-se na Sogang University no curso de Filosofia e logo se tornou crítico de cinema e assistente de direção em 1988. Após alguns projetos de menor expressão, tornou-se conhecido por "Joint Security Area" (Zona de Risco) 2000. Filme que mostra uma relação de amizade entre soldados da Coréia do Sul e do Norte. J.S.A. foi um enorme sucesso nas bilheterias locais, batendo até mesmo os filmes estrangeiros. Depois deste projeto, Park resolveu deixar de lado os projetos populares e fazer algo mais pessoal; começa aqui a Trilogia da Vingança. Começando com o filme "Sympathy For Mr. Vengeance" (Mr. Vingança) 2002. Park mostrou seu lado violento com uma história sobre o tráfico de órgãos, sequestro e, é claro, vingança. Seguido pelo excelente "Oldboy" (Oldboy) 2003, que ganhou o prêmio especial do Júri em Cannes, Park fez de vez seu nome ficar conhecido pelo mundo todo. A Trilogia terminou com "Sympathy For Lady Vengeance" (Lady Vingança) 2005, que deixa claro quais são as suas características como diretor. Seu filme mais recente chama-se: "I`m Cyborg but thats OK (Sou um cyborg mas tá tudo OK!)" 2006.

- I'm a Cyborg, But That's OK (2006)

- Sympathy for Lady Vengeance (2005)

- Three... Extremes (segment "Cut") (2004)

- Oldboy (2003)

- If You Were Me (2003)

- Sympathy for Mr. Vengeance (2002)

- Joint Security Area (2000)

- Judgement (1999)

- Saminjo (1997)

- Moon Is the Sun's Dream (1992)

2 comentários:

Luiz Barretto disse...

Esse é simplesmente o diretor mais maluco e genial da Coréia. Um dos melhores do cinema mundial atualmente. Um prazer assistir os filmes dele que sempre tem excelentes atores também.

Alan Ongaro disse...

Caro Luiz,

Chan-wook Park é sem sombra de dúvidas um grande maluco mesmo!!
Eu o considero uma mistura de Stanley Kubrick e Quentin Tarantino com pitadas de Takashi Miike.
Pode esperar que em breve estarei disponibilizando a resenha do melhor filme dele: Oldboy!

Abraço.